O governo da Bahia anunciou nesta quarta-feira, 13, que o consórcio formado pelas empresas Falcão Construtora Indústria e Globo Engenharia Ltda ficarão responsáveis pela construção da nova sede das Ganhadeiras de Itapuã.
A unidade continuará no Parque Metropolitano do Abaeté, e as obras de requalificação custarão R$ 2,5 milhões aos cofres públicos, segundo descreve o documento de licitação publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Ao todo, o espaço terá 441,80 m² de área
Um dos empreendimentos escolhidos, a Falcão Construtora Indústria, é do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Wilson Falcão, nomeado durante o governo de Colbert Martins, rival político do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Com a assinatura do contrato, o consórcio, que também desenvolverá os projetos básico e executivo da requalificação do imóvel, tem o prazo de 11 meses para a entrega do novo equipamento. Deste modo, a previsão de entrega fica para o dia 12 de julho de 2026.
Para entender a requalificação da sede das Ganhadeiras
A Companhia de Desenvolvimento do Urbano (Conder), autarquia responsável por dar andamento ao processo, detalhou que a nova unidade do grupo cultural terá as seguintes especificações:
- Varanda externa;
- Sala de segurança;
- Sala de oficinas;
- Bilheteria;
- Ponto para loja;
- Sala de oficinas;
- Palco;
- Salão para plateia;
- Camarim;
- Estúdio de gravação;
- Depósito de materiais de limpeza;
- Sala de administração;
- Sanitários
Quem são as Ganhadeiras de Itapuã?
As Ganhadeiras de Itapuã é um grupo formado por senhoras, crianças e músicos locais, e nasceu da vontade coletiva de resgatar, valorizar e fortalecer a riqueza da identidade cultural do bairro de Itapuã, com base na lembrança das tradições e festejos que marcaram a história desta antiga vila de pescadores. A nova sede atende a uma demanda da própria comunidade e busca consolidar programas de economia criativa em Itapuã.







