O centroavante Léo Ceará, velho conhecido da torcida do Vitória por ter sido revelado na Toca do Leão e ter feito um total de 64 jogos com a camisa rubro-negra, alcançou a artilharia do Campeonato Japonês, no último final de semana, defendendo o Cerezo Osaka.
Na vitória por 3 a 0 diante do Avispa Fukoaka, pela 15ª rodada da J-League, como é chamado o Campeonato Japonês, Léo Ceará chegou ao seu 12° gol em 15 jogos na competição. No ranking de artilheiros, o cearense de 29 anos está com um gol acima do japonês Ryo Germain.
No Japão desde 2021, contratado pelo Yokohoma Marinos após ser artilheiro da Série B de 2020 pelo Vitória, Léo ainda soma uma assistência na atual edição da J-League. Em 2023, depois de deixar o Yokohoma Marinos, o jogador passou a defender as cores do Cerezo Osaka, atual 7° colocado do campeonato nacional do Japão.
Léo Ceará estreou profissionalmente em 2014, na partida entre Vitória x Confiança pela Copa do Nordeste, a sua única na temporada. Após apenas cinco partidas no time principal rubro-negro em 2015, o jogador foi emprestado para o Ryuku, na época na 3ª Divisão do Campeonato Japonês. De volta ao Brasil, Léo Ceará acumulou empréstimos por Campinense-PI e Confiança-SE até retornar ao Leão em 2018.
Foi a partir daí que o centroavante passou a ser mais utilizado pelo Vitória. Em 2018, foram 17 jogos e cinco gols. Em 2019, 18 partidas com três bolas na rede até ser emprestado para o CRB, onde fez 32 jogos e 14 gols.
De volta ao Rubro-Negro em 2020, Léo Ceará alcançou a vice-artilharia da Série B e foi um dos principais responsáveis por evitar o rebaixamento do Leão. Naquela temporada, o jogador fez 42 jogos com 20 gols e três assistências. No ano seguinte, Léo Ceará foi para o Yokohoma Marinos em uma transferência que rendeu R$ 1,6 mi ao Bahia, rival do Vitória. O valor se deu por conta de um pré-contrato assinado por Léo Ceará com o Tricolor, em seu último ano de vínculo com o Leão. Pela negociação, o Vitória ficou apenas com o direito a 30% do valor de uma futura venda.
Fonte: Bahia Notícias