A Defesa Civil de Salvador (Codesal) vai operar em regime de plantão durante o feriado de 1º de Maio devido à previsão de chuvas intensas associadas à chegada de uma frente fria. Segundo o diretor-geral do órgão, Sosthenes Macedo, a atuação das equipes será reforçada para monitoramento de áreas de risco, atendimento emergencial e eventual necessidade de evacuação.
“A frente fria deve perdurar por mais tempo e com maior intensidade. As nossas equipes já estão em plantão. Hoje iniciamos as atividades com reuniões preparatórias envolvendo todas as áreas da Codesal, incluindo a assistência social e a possibilidade de evacuação, caso necessário”, afirmou o diretor durante evento de contenção de encosta nesta terça-feira (30).
Segundo Sosthenes, embora o pico das chuvas esteja previsto para a madrugada de quinta (2) para sexta-feira (3), o mau tempo pode começar antes e se estender ao longo do feriado. “Mesmo sendo feriado, as equipes estarão atuando normalmente”, afirmou.
O diretor também explicou que a operação Chuva já está em andamento desde março, com a assinatura de um decreto pelo prefeito Bruno Reis que institui regime especial de atenção para o período. “Agora, nos meses de abril, maio e junho, estamos em fase de alerta e resposta. Todas as equipes do sistema municipal de proteção e defesa civil estão em plantão, inclusive aos fins de semana e feriados, com reforço para dar respostas rápidas.”
Além da Codesal, participarão da operação a Secretaria de Manutenção (Seman), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a Limpurb, a Secretaria de Promoção Social (Sempre), entre outras pastas municipais. A prefeitura orienta que a população em áreas vulneráveis fique atenta aos canais oficiais de alerta e busque abrigo seguro em caso de risco.