Para diminuir os impactos do gatonet para a população, a Neoenergia Coelba intensificou a remoção dos cabos e equipamentos de telecomunicações em instalados irregularmente em Salvador. No primeiro semestre de 2025, a empresa retirou cerca de 44 toneladas de fiação dos postes, um aumento de 57% quando comparado ao mesmo período do ano.
Os bairros em que a distribuidora mais removeu cabos irregulares foram: Fazenda Grande do Retiro (3,26t), Centro/Comércio (2,5t), Pituba (2,24t), Pau da Lima (1,69t), Estrada das Barreiras (1,66t) e Ondina (1,64t).
A lista demonstra que a atuação da Neoenergia Coelba acontece em todas as regiões de Salvador. O principal objetivo das operações é garantir a segurança da população, pois o gatonet provoca incêndios na fiação devido à utilização de cabos e equipamentos energizados, alimentados irregularmente e sem os devidos critérios de segurança.
Além disso, os cabos irregulares de telefonia e internet são o principal motivo dos emaranhados de fios nas cidades, visto que as empresas não seguem os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes. O fornecimento de energia também pode ser prejudicado por essas empresas, pois as chamas podem atingir os cabos de energia.
Os clientes podem ser aliados da distribuidora no combate ao gatonet. Em 2025, foi lançado um portal que permite a população verificar se a operadora que presta o serviço de internet é regular. Isto garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança. Para verificar a lista completa dos provedores autorizados, acesse o link a seguir: https://www.neoenergia.com/web/bahia/provedores.