Salvador recebe, entre esta quinta-feira (24) e domingo (27), a 5ª edição da “Semana Minha Casa, Minha Vida”, considerada a principal feira do segmento na Bahia. A iniciativa, em parceria com a Caixa Econômica Federal, reúne mais de três mil unidades habitacionais com descontos que podem chegar a R$ 55 mil, além de benefícios como ITIV e taxas cartoriais gratuitos em diversos empreendimentos.
O evento será realizado na sede da IMOB — Inteligência Imobiliária, na Avenida Paralela, das 8h às 20h. O público encontrará imóveis prontos, em construção ou na planta, em bairros como Mussurunga, Vila Canária, São Cristóvão, Itapuã, Paralela, Jardim das Margaridas, Sussuarana, Patamares, Armação, Vila Laura, São Rafael, Areia Branca, além de unidades em Lauro de Freitas e Camaçari. Ao todo, 12 incorporadoras participam: Gráfico, Tenda, MRV, PEJOTA, Stanza, CONTRIX, Direcional, LSN, 3i, Kubo, Sertenge e Concreta.
Além dos descontos, quem for ao feirão poderá contar com análise de crédito imediata, graças a um plantão da Caixa Econômica Federal no local. Para participar, é necessário apresentar documentos como identidade ou CNH, comprovantes de estado civil, residência, renda e última declaração de Imposto de Renda. O saldo do FGTS também pode ser utilizado como parte da entrada.
“A expectativa é atrair principalmente famílias em busca da casa própria com condições facilitadas de financiamento e subsídios do programa federal. O evento ainda conta com estacionamento gratuito e atendimento de consultores especializados”, ressalta Nane Brandão, diretora da IMOB — Inteligência Imobiliária.
Mercado aquecido
O feirão ocorre em um momento favorável para o mercado imobiliário em Salvador. De acordo com a Ademi‑BA, os imóveis compactos e de médio padrão vêm ganhando força nos lançamentos, acompanhando a tendência de maior diversificação da oferta. Já bairros como Mussurunga, São Cristóvão e Armação — que têm unidades no feirão — estão entre as regiões que mais atraem novos empreendimentos.
Apesar dos juros elevados, Salvador se mantém como uma das capitais com maior valorização imobiliária do Brasil, com um crescimento de mais de 20% ao ano, acima da média nacional. “Financiar um imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida é muito mais vantajoso para quem busca condições facilitadas. As taxas de juros aplicadas são bem menores do que as praticadas nos financiamentos tradicionais. Isso significa parcelas mais acessíveis e maior tranquilidade para quem está realizando o sonho da casa própria”, acrescenta Nane Brandão.