A Prefeitura de Salvador realizou, no início da noite da terça-feira (29), o lançamento oficial da campanha Agosto Lilás 2025. A cerimônia ocorreu no auditório da Fecomércio, localizado na Casa do Comércio, no Caminho das Árvores, e marcou o início de uma série de ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher na capital baiana.
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos; da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; do secretário municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Alberto Braga; além de outras autoridades, representantes de órgãos públicos e instituições parceiras.
Com o tema “Juntos pela Erradicação da Violência contra a Mulher”, a campanha simboliza o compromisso coletivo da gestão municipal com políticas públicas voltadas à proteção, acolhimento e empoderamento feminino. Um dos principais destaques da edição deste ano é o lançamento do Botão Lilás, ferramenta tecnológica que estará disponível a partir do dia 7 de agosto — data que marca os 19 anos da Lei Maria da Penha.
“Nos reunimos nesta noite para reforçar o nosso compromisso com as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, um trabalho que só é possível de forma coletiva. Infelizmente, muitas mulheres ainda enfrentam situações de violência, perda de autonomia e diversas formas de agressão, física, psicológica, emocional e moral. Diante desse cenário, a Prefeitura de Salvador tem atuado implementando ações como o Botão Lilás, as rondas de proteção e programas de capacitação, como o ‘Mulheres no Volante’ e o ‘Tech Delas’. Entendemos que a melhor política pública para mulheres é garantir sua independência financeira. Salvador seguirá firme, ampliando e fortalecendo as iniciativas de proteção das mulheres”, declarou Ana Paula Matos.
“O Agosto Lilás é o mês em que trabalhamos ações de prevenção e conscientização sobre a violência contra a mulher, especialmente por ser o aniversário da Lei Maria da Penha. Todas as ações são voltadas para essa pauta, mas também envolvem atividades de saúde, bem-estar e autoestima, em parceria com diversas instituições. Neste ano, temos o lançamento do Botão Lilás. A partir do dia 7 de agosto, mulheres cadastradas no sistema poderão registrar denúncias em tempo real e, em casos de urgência, contar com o atendimento imediato da Guarda Municipal. O que estamos fazendo agora é fortalecer as políticas públicas para garantir o avanço da política de enfrentamento à violência contra a mulher no município de Salvador”, contou a secretária Fernanda Lordêlo, titular da SPMJ.
Botão Lilás – Através do WhatsApp da Prefeitura de Salvador, no número (71) 98791-3420, mulheres poderão acessar o sistema, solicitar ajuda em tempo real e, em situações de emergência, acionar diretamente a Guarda Civil Municipal. A ferramenta também disponibilizará informações sobre os serviços públicos voltados ao acolhimento de mulheres vítimas de violência.
De acordo com a diretora de Políticas para Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, a ferramenta tecnológica vai facilitar o diálogo entre a vítima e o poder público para pedidos de socorro imediato. Além disso, também funciona como um instrumento de prevenção, oferecendo informações sobre os serviços municipais – tudo isso na palma da mão.
“Essa tecnologia de chatbot já foi utilizada com sucesso no Réveillon e no Carnaval. Salvador vem aprimorando cada vez mais suas ações para tornar realidade o nosso slogan: ‘Juntos pela Erradicação da Violência Contra a Mulher’. O Botão Lilás passa a funcionar no dia 7 de agosto, justamente por ser o aniversário da Lei Maria da Penha, uma data simbólica para a cidade”, disse Fernanda
Mulheres no Volante – O programa “Mulheres no Volante”, citado por Ana Paula, trata-se de uma iniciativa, fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e o Sest Senat, cujo objetivo é oferecer a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar a oportunidade de obter a primeira habilitação ou realizar a mudança de categoria da carteira de motorista, promovendo autonomia financeira e incentivando a inserção feminina no setor de transportes.
Durante o evento, também foi apresentada a peça “Reflorescer Mulher”, que reforça a necessidade do combate à violência contra a mulher em Salvador. Outro momento da programação foi a entrega do selo “Pacto pela Mulher” a 14 instituições que se destacaram por suas práticas voltadas à proteção e valorização da mulher no ambiente de trabalho, à promoção da equidade de gênero e à contratação de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.