Em alusão ao mês de combate às agressões voltadas para o público feminino e visando garantir assistência e coibir práticas de violência contra a mulher, o feminicídio e estimular o ato da denúncia, a faculdade Afya Salvador vai promover, no dia 27 de agosto, a partir das 19h, uma roda de conversa gratuita sobre o tema – reunindo especialistas das áreas de repressão, assistência, além da comunidade interna da instituição e público geral.
Se forem analisados os números de denúncias relacionados, pode-se ter uma amostra genérica da situação, visto que nem todas as vítimas efetivamente denunciam as agressões por medo de retaliação. Dados do Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher, ressalta uma elevação no número de queixas em 2024, com crescimento de 27,3%, em relação ao ano anterior. Ao todo, foram registrados 63.330 atendimentos, e as denúncias formalizadas passaram de 8.143 para 9.090.
A abertura do evento será feita pela mestre em Direito, especialista em Direito Civil e futura Delegada, a professora Daniela Carvalho, que fará uma abordagem geral sobre a questão legal e mecanismos de suporte e coibição deste crime. Ela será seguida da estudante universitária e esteticista, Cleidemeire Santos, que também é militante feminista e integra a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) – núcleo Lauro de Freitas.
Como nem todos os tipos de violência são físicos, há casos em que as mulheres podem nem notar indícios de abusividade. Por isso, os participantes do evento poderão presenciar um simulado de uma situação de violência à mulher, para auxiliar nessa identificação – o caso, a ser demonstrado, é baseado em fatos reais.
SERVIÇO:
O quê: Agosto Lilás | Debate gratuito – Combate à violência contra a mulher
Quando: 27/08/2025
Horário: 19h
Local: Clínica-escola UnidomPedro Afya – Av. Tancredo Neves, 1367, Térreo, Edf. Civil Trade, Caminho das Árvores, em frente ao Shopping Sumaré, do outro lado da passarela.










