O Governo da Bahia lançou o edital de seleção das entidades que irão participar da 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que será realizada de 10 a 14 de dezembro de 2025, no Parque Costa Azul, em Salvador.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-BA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O lançamento do edital aconteceu durante o Podcast Agricultura Familiar, veiculado no YouTube da CARBahia.
De acordo com o edital, disponível nos sites da CAR e da SDR, cada território será representado por uma entidade proponente, responsável por organizar e inscrever os empreendimentos participantes. As inscrições seguem abertas até o dia 10 de outubro e devem ser realizadas conforme os critérios estabelecidos no documento.
Na edição de 2024, a Feira bateu recorde de público, com mais de 50 mil visitantes, e contou com a exposição de mais de 6 mil produtos da agricultura familiar, além de 18 atrações musicais de diferentes ritmos.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, destacou o crescimento do evento. “A cada ano, a feira está melhor, mais organizada, e o mais importante é que conseguimos reunir a Bahia inteira em um só espaço, valorizando a produção da agricultura familiar.”
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressaltou o caráter estratégico da feira. “Mais do que um espaço de vendas, a feira representa integração de políticas públicas, fortalecimento da agricultura familiar e geração de oportunidades. É aqui que mostramos como o campo baiano tem força para abastecer nossas mesas com alimentos saudáveis e de qualidade.”
Expectativa
A 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária contará com estandes de todos os territórios, praça gastronômica, feira agroecológica, tenda dos povos indígenas e quilombolas, espaço infantil e uma ampla programação técnica e cultural.
A expectativa é reunir milhares de visitantes em um espaço que já se tornou referência nacional, celebrando a diversidade e a força da agricultura familiar baiana, que une tradição, inovação e sustentabilidade.







