A 14ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico é realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD) entre esta sexta-feira, 25, e 27. O evento traz importantes discussões como a relação entre o vínculo de emprego com o recebimento do Bolsa Família, além de outros serviços gratuitos. A abertura acontece dia 25, às 9h30, no Shopping da Bahia, piso L1.
Sobre o Evento
A semana de Valorização do Trabalho Doméstico é um espaço de debate, acolhimento e promoção de um trabalho digno para as pessoas dessa área que foi estimada, em 2024, em 413 pessoas na Bahia, sendo um número 13,5% maior em relação ao período de 2023, de acordo com o Pnad Contínua (IBGE). Desse número total, 93,7% são mulheres, que dão 387 mil indivíduos, sendo 87,5% negras.
No 4º trimestre de 2024, 355 mil pessoas não possuíam carteira assinada, além de que, neste recorte, foi registrado que as mulheres receberam um rendimento de R$ 763,96, em média, e os homens R$ 1.354,08, em média. Logo, as domésticas receberam 43,5% menos rendimentos que os homens, exercendo a mesma função.
A programação do evento terá palestra que aborda temas como o vínculo de emprego e o recebimento do Bolsa Família ou outros benefícios sociais, com a Juíza do Trabalho, Dilza Maciel, além de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho doméstico; PEC das Domésticas, entre outros assuntos de interesse da categoria. Confira a programação completa no final da matéria.
Somado a isso, alguns serviços como a emissão de RG, orientação previdenciária e cálculo trabalhista serão ofertados, além de que os trabalhadores terão a oportunidade de receber uma sessão de terapia pelo coletivo de massoterapeutas com deficiência visual ‘Massagem às Cegas’.